Bolo de Amêndoa









Hoje quero agradecer a Roberta, a minha professora de português. Foi ela que, além de me ensinar a língua, me fez descobrir alguns doces portugueses.

Doces que me enfeitiçaram.

E foi por isso que hoje decidi dedicar este bolo à Roberta. Só posso dedicá-la a ela porque o meu namorado a comeu em dez minutos. Sim, leu isso direito, dez minutos. Parecia um aspirador Dyson em frente de uma pilha de pó. Basicamente, o cheiro das amêndoas caramelizadas nem sequer saiu a tempo do forno porque ele as devorou. Como aqueles cheiros de carro em forma de árvore: cheiram muito forte dentro do saco. Quando o retira, dura dois minutos. E pensar que o ia comer ao pequeno-almoço amanhã... Queres saber como o fiz

Ingredientes:

Para a base:

100 gr de açúcar

1 ovo inteiro

125 gr de manteiga derretida sem lactose

125 gr de mistura de farinha sem nutriefree para bolos

Cobertura de amêndoas

140 gr de amêndoas em flocos

100 gr de açúcar

125 gr de manteiga sem lactose

7 colheres de sopa de leite de coco e amêndoas

Preparação:

Faça a base misturando todos os ingredientes até obter uma mistura suave e homogénea, pode fazê-lo com as suas mãos ou com um batedor.

Espalhe a base sobre uma forma de bolo, usando as suas mãos para a nivelar bem.

Cozer durante 10 minutos a 190°.

Entretanto, preparar a cobertura de amêndoa: colocar todos os ingredientes numa pequena caçarola e colocar em lume moderado.

Cozinhar, mexendo com uma colher de pau, até caramelizar um pouco, não muito.

Colocar a mistura de amêndoa em cima da base cozida durante cerca de 10 minutos e cozer a 190° até a superfície ficar caramelizada.

Retirar do forno e retirar as bordas da forma do bolo com uma faca.

Deixe-o arrefecer e sirva-o


#cafesemgluten #semgluten #semleite #receitasceliacos #celiacos #celiacosportugal #asmelhoreceitasdocafesemgluten #despertaritaliano #comprasonline #portgal #lisboa #amendoa


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo