Bolo de chocolate e de coco









Como foi o seu fim-de-semana? Espero que tenha sido rejuvenescedor porque entre o calor e o trabalho é importante recarregar as baterias no fim-de-semana. Do meu lado, dediquei-me precisamente a isso: restaurar o equilíbrio. Equilíbrio entre o trabalho e a vida privada. Entre o stress e o amor.


Um pouco como yin e yang na filosofia chinesa. Duas energias opostas que se complementam, em que a existência de uma depende da existência da outra. E para que o equilíbrio seja mantido, é necessária harmonia, que provém precisamente da interacção entre as duas energias. E é só a pensar nas cores do yin e do yang que ontem entrei na cozinha para dar vida à minha ideia de equilíbrio: uma mistura entre chocolate e coco. Quer saber como o fiz?


Ingredientes:

PARA O CREME DE COCO:

  • 50 gr de açúcar

  • 20 gr de amido de milho (milho) sem glúten

  • 1 saqueta de vanilina

  • 250 ml de leite quente (eu usei leite de coco)

  • 30 gr de farinha de coco sem glúten

PARA O BOLO DE CHOCOLATE DERRAMADO

Preparação:

A primeira coisa a fazer para fazer o bolo de chocolate e o bolo de coco é preparar o creme de coco!

Numa pequena caçarola verter o açúcar, o amido de milho, a saqueta de vanilina e misturar com um batedor para evitar a formação de grumos.

Adicionar e misturar com um batedor manual, o leite quente aos pós.

Continuar a agitar e colocar o fogo em lume médio-baixo até o creme engrossar, demorará cerca de 5 minutos.

Após o tempo necessário para o creme engrossar, desligar o calor e adicionar a mistura de farinha de coco com um batedor. O creme de coco está pronto, também se pode preparar com antecedência e guardar no frigorífico, coberto com película plástica, durante alguns dias.

Quando o creme estiver pronto, começar a preparar o bolo de chocolate, numa tigela partir os ovos, começar a misturar com o batedor eléctrico e adicionar o açúcar.

Continuar sempre a misturar o óleo de girassol, leite e farinha um pouco de cada vez.

Acrescentar também o cacau amargo e o sachê de levedura.

Preparar um molde com um diâmetro de 24 cm com o fundo coberto com papel pergaminho e versia metade da massa.

Cozer e cozinhar em forno ventilado, pré-aquecido a 170° durante 20 minutos ou em forno estático, pré-aquecido a 180° durante 20 minutos.

Após os 20 minutos de cozedura, retirar a base do forno e cobrir com o creme de coco, espalhar com uma colher deixando um centímetro de espaço na borda.

Verter agora sobre o resto da massa, até que todo o creme esteja coberto.

Cozer o bolo e deixá-lo cozinhar num forno ventilado, pré-aquecido a 170° durante 25 minutos ou num forno estático, pré-aquecido a 180° durante 25 minutos.

Quando o bolo de chocolate e coco estiver cozido, deixe-o arrefecer, tire-o do molde e leve-o para a mesa para um lanche ou pequeno-almoço.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo