• Carla

Bolo de Morango Macio











Hoje preparei o Bolo de Morango, requintado, com uma textura macia e fofa, feito com morangos frescos que se afundam ligeiramente na massa durante a cozedura, contribuindo com o seu sumo frutado para tornar o bolo húmido e derreter na mordedura, bem como incrivelmente saboroso e perfumado! Tanto que se pode exclamar: o perfeito Bolo de Morango!










Ingredientes:


  • 250 g Morangos Frescos

  • 110 g de Farinha para Bolos

  • 70 g de Farinha de Milho (Maizena)

  • 150 g de Xlitol ou Açúcar de Coco

  • 80 g de Manteiga ou Óleo de Coco

  • 3 Ovos

  • 1 Colher de Sumo de Limão

  • Casca Ralada de 1 Limão

  • 1 Colher de Chá de Fermento em Pó


Preparação:

Em primeiro lugar, com a ajuda de chicotes eléctricos, bater os ovos com xilitol ou açúcar de coco durante pelo menos 5 minutos até ficarem espumosos e homogéneos.

Depois deitar a manteiga ou óleo de coco e continuar a bater durante alguns segundos em alta velocidade até que a mistura seja misturada.

Nesta altura adicionar a casca de limão ralada, misturar um pouco e por ordem deitar o sumo de limão e a farinha previamente peneirada com fermento em pó e farinha de milho, em colheres

Depois misturar um pouco com o batedor a baixa velocidade, apenas o tempo suficiente para que os ingredientes engrossem numa mistura cremosa.

Finalmente verter numa forma de cozedura (22 cm) previamente untada com manteiga e enfarinhada.

Espalhar bem a mistura para nivelar a superfície.

Lave os morangos com um pano húmido, não debaixo de água corrente, e seque-os perfeitamente com uma toalha de chá, esta operação é essencial para que os seus morangos estejam secos. Os morangos húmidos são mais pesados e, portanto, tendem a afundar-se até ao fundo, bem como a humedecer a massa.

Agora lave os morangos e coloque-os dentro da toalha de chá, corte os morangos em 4 partes, terá de obter fatias mais ou menos iguais. O toalhete de chá ajudá-lo-á a secar as fatias.

Continuar desta forma para todos os morangos, até que toda a superfície esteja cheia.

No final, ainda restarão alguns morangos para colocar, altura em que, antes de adicionar os outros, poderá usar a ponta de uma faca para afundar levemente alguns, para dar espaço aos outros. Afundá-los de forma muito superficial e propositadamente: como 1 sim e 3 não, para que não haja lacunas notáveis na cozedura, mas sim desenhos.

Finalmente, o resultado deve ainda ser um bolo com morangos principalmente à superfície e uns poucos ligeiramente afundados na massa.

Cozer num forno muito quente a 180° durante cerca de 40 minutos na parte do meio do forno.

Importante: o tempo é aproximado, dependendo do forno e do molde, o bolo pode cozer mesmo em 45 - 50 minutos

após 35 minutos, verificar através da vigia no forno de situação.

O bolo está pronto quando se forma uma crosta dourada na superfície.

Retire o seu Bolo de Morango Macio do forno e deixe-o arrefecer antes de o retirar da forma do bolo.



#cafesemgluten #semgluten #semleite #receitasceliacos #celiacos #celiacosportugal#lisboa #asmelhoreceit#portgalasdocafesemgluten #despertaritaliano #comprasonline #pão #caffè #chocolate #morango #margarida #compota #bolo #chocolate #nutella #crostata #fruta #compota #banana #mousse #morango #café #tiramisù #pistachio #manga #proteina #abobora #coco

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo