• Carla

Pistácio semifreddo







A chegada de belos dias de Verão caracterizados pelo calor, sol e céu azul também tem influência no nosso humor, tornando-nos mais enérgicos, mais vivos e, no meu caso, mais glutões. Sim, porque é isto que acontece com o bom humor trazido pelo bom tempo.


De facto, nesta altura do ano, estou certo de que também vós vos apetece comida saborosa e colorida, desde uma simples salada de fruta até um bolo de fruta e um semifreddo. E foi sobre esta última que pus os olhos há alguns dias atrás. Estive fora de Lisboa para alguns compromissos de trabalho e parei numa Padaria e Pastelaria. Pelo sinal eu não tinha expectativas, na verdade estava à procura de um café.

Mas assim que abri a porta, fiquei sem palavras. A minha boca estava aberta. À minha frente estava uma extensão de balcões refrigerados cheios de muitos doces bonitos, e eu penso que deliciosos. Mas um em particular chamou-me a atenção. Estava mesmo ali, no canto à direita do balcão. Quase como se se destinasse aos paladares que o conseguiriam agarrar. Aproximei-me dele. Era ele. O Santo Graal dos semifreddo.

A taça do mundo de semifreddos. O pistachio semifreddo.

Fiquei em silêncio a observá-lo enquanto o tipo atrás do balcão preparava o meu café.

Foi então a sua voz com o "Está pronto" que me acordou da adoração que estava a sentir por aquela sobremesa. Caminhei até ao café e perguntei imediatamente ao tipo como o tinham preparado. Escusado será dizer que a primeira resposta foi "É uma receita secreta". Enquanto bebia o meu café, continuei a ser cativado pelo verde que me chamava a atenção. Quase como se fosse uma esmeralda.

Bebi o café e voltei imediatamente a perguntar ao tipo do bar como o tinham feito. Uma vez que lhe disse que sou celíaca e que tenho um blog onde republico receitas em versões sem glúten e sem lacticínios, ela deu-me a receita.

Escusado será dizer que, há alguns dias, por ocasião do meu aniversário, criei este triunfo dos pistácios. Não apenas um simples semifreddo, mas algo muito, muito mais. Quer saber como o fiz?


Ingredientes:


  • 30 g de açúcar

  • 500 ml de nata fresca para bater (usei nata para bater vegetal)

  • 175 g de leite de coco condensado

  • 300 g de creme de pistache sem glúten e sem lactose (fui eu que o fiz) se quiser pode encontrá-lo pronto a fazer


PARA A BASE:

  • 150 g de bolachas de cacau sem glúten

  • 2-3 colheres de sopa de creme de pistácio

  • Pistácios suficientes não salgados para decoração

Preparação:

Para preparar o semifreddo de pistachio, combinar 500 ml de creme vegetal e o leite condensado de coco numa tigela grande.

Pode comprar o pronto a fazer ou prepará-lo em casa com antecedência.

Bater estes dois ingredientes com um batedor eléctrico.

Adicionar o creme de pistachio e misturar bem para que o creme se torne uma cor uniforme.

Transfira a mistura para um molde, escolhi um molde de ameixa de 25x11 cm, alternativamente pode usar moldes de porção única ou moldes de silicone se quiser obter formas mais elaboradas.

Nivelar bem com a ajuda de uma espátula.

Desfiar alguns biscoitos de cacau e adicionar 2-3 colheres de sopa de creme de pistache: misturar para misturar.

Espalhe esta mistura sobre o creme e esmague bem com a parte de trás de uma colher.

Esta camada tornar-se-á a base da sua sobremesa assim que estiver pronta e de cabeça para baixo.

Colocar no congelador durante 4-5 horas.

Antes de servir, cobrir com natas e pistácios picados ou pistácios inteiros, conforme desejado.


#cafesemgluten #semgluten #semleite #receitasceliacos #celiacos #celiacosportugal#lisboa #asmelhoreceit#portgalasdocafesemgluten #despertaritaliano #comprasonline #pão #caffè #chocolate #morango #margarida #compota #bolo #chocolate #nutella #crostata #fruta #compota #banana #mousse #morango #café #tiramisù #pistachio

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo