Rolo de amor
















É domingo. Está finalmente quente. A Primavera invadiu a nossa cidade. Desço a rua com o meu namorado. Quase me parece estranho quanto tempo passou desde que pude andar por aí "calmamente". Penso em como estamos felizes e como é bom poder desfrutar de um pouco de normalidade. Eu olho para ele e digo "Amor que temos de celebrar" Ele olha para mim desconcertado. Como se dissesse "Estás louco? Explico. Entramos no mercado para comprar algumas coisas. Enquanto ele vai buscar as coisas do almoço, eu vou buscar os ingredientes para a sobremesa. Encontramo-nos perto da banca de fruta. Ele dá-me um beijo. E ele dá-me um abraço.

Chego a casa e vou para o trabalho. É uma sobremesa rápida mas que carrega as emoções daquele beijo e daquele abraço em frente ao quiosque de fruta.

Quer saber como o fiz?

Ingredientes:

  • 70 gr de farinha sem nutrientes

  • 130 gr de açúcar

  • 4 ovos

  • 1 casca de limão

  • 1 colher de sopa de sumo de limão

  • 200 ml de creme vegetal sem lactose

  • 200 gr de morangos

  • Açúcar de confeiteiro suficiente

Preparação:

Bater as claras de ovo numa tigela utilizando chicotes eléctricos até estas atingirem uma consistência muito firme.


Numa outra tigela, trabalhar em conjunto as gemas de ovos e 100 gramas de açúcar batendo-as com um garfo até se tornarem um creme homogéneo.

Adicione as claras de ovo com as gemas e o açúcar e misture-as com um batedor eléctrico; enquanto mistura, adicione um pouco de cada vez a farinha e a raspa de limão e continue a bater mexendo tudo de cima para baixo até obter uma consistência cremosa e macia.


Verter a mistura para uma forma de cozer cerca de 20 x 35 centímetros que tenha previamente revestida com papel vegetal; a mistura não deve ter mais do que um centímetro de altura.

Colocar a mistura no forno pré-aquecido durante cerca de 10 minutos até que a superfície comece a dourar.

Nesta altura, colocar outra folha de papel vegetal na superfície de trabalho e virar o bolo para fora, separando-o delicadamente do papel em que o cozinhou.

Utilizar um rolo de papel para aplanar a base do bolo para reduzir a sua espessura e aumentar a sua firmeza.


Chicotear as natas até ficarem bastante espessas.


Numa tigela separada, cortar os morangos em pedaços (deixar um par para a decoração do bolo), depois colocar as restantes 30 gramas de açúcar e algumas gotas de limão.


Adicionar os morangos às natas batidas, misturar bem os dois ingredientes e depois espalhar a mistura na folha de pastelaria.

Com a ajuda do papel vegetal, enrolar a massa sobre si mesma para que as natas e os morangos permaneçam dentro do rolo.

Polvilhar a superfície do rolo com um pouco de açúcar em pó, decorar com os morangos restantes cortados ao meio e, nesta altura, o bolo está pronto a ser apreciado.


#cafesemgluten #semgluten #semleite #receitasceliacos #celiacos #celiacosportugal #asmelhoreceitasdocafesemgluten #despertaritaliano #comprasonline #portgal #lisboa #morangos


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo